+55 85 9917 9234 info@dentalinnovation.com.br

A pandemia de coronavírus está mudando a maneira como acessamos os serviços de saúde, e o atendimento odontológico não é exceção. Existem várias precauções que estão sendo tomadas nos hospitais para minimizar a disseminação do COVID-19. Desde sistemas de proteção, EPI, máquinas de desinfecção, ozônio, etc … até medidas como controle de fluxo. É assim que o coronavírus está mudando a maneira como cuidamos dos dentes.

Por que essas restrições se aplicam?
Quando os dentistas trabalham nos dentes, eles podem produzir aerossóis (gotas ou sprays de saliva ou sangue) no ar.

Isso acontece rotineiramente quando seu dentista usa seus instrumentos e polidores, por exemplo. E os dentistas estão acostumados a seguir rigorosas precauções de controle de infecção em circunstâncias normais para reduzir o risco de transmissão de doenças infecciosas, seja respiratória ou transmitida pelo sangue. Essas precauções ajudam a manter pacientes e dentistas em segurança, pois pressupõe que todos os pacientes podem ter uma infecção, apesar da realidade que a maioria não tem.

Porém, com a pandemia de coronavírus, há um risco aumentado de que os aerossóis que transportam o vírus infectem diretamente a equipe odontológica ou aterrissem em superfícies que o próximo paciente ou equipe possa tocar. Essa transmissão pode ser possível mesmo que você se sinta perfeitamente bem, pois nem todos os que estão com o vírus apresentam sintomas. Portanto, especialmente em clínicas odontológicas, precauções muito rigorosas estão sendo tomadas.

O que é permitido? Alguns pacientes precisarão de atendimento urgente para problemas agudos que requerem tratamentos que produzem aerossol. Portanto, esses procedimentos têm o risco de espalhar o COVID-19.

Posso ir ao meu dentista habitual?
Muitas práticas odontológicas são abertas apenas para gerenciar problemas dentários que causam dor, são urgentes ou são uma emergência. Portanto, verifique com seu dentista comum para ver quais serviços eles podem fornecer. E esteja preparado para que os tratamentos predefinidos sejam cancelados.

E se eu tiver ou puder ter o COVID-19?
Se você precisar de atendimento odontológico urgente e acha que pode ter o COVID-19, é importante ligar para o dentista para discutir sua situação específica.

Você poderá receber tratamento em sua cirurgia usual, onde as precauções de controle de infecção serão intensificadas.

O que posso fazer enquanto isso?
COVID-19 estará conosco por muitos meses. Portanto, é importante cuidar da sua saúde bucal, mantendo uma dieta saudável e uma rotina de higiene bucal.